terça-feira, 10 de novembro de 2009

Copese seleciona fiscais para o psiu 2009.


A Coordenadoria Permanente de Seleção - COPESE, comunica aos estudantes e servidores da UFPI que estão abertas as inscrições para fiscalização do PSIU 2009, em todos os campi da Universidade. As inscrições dos estudantes serão feitas no período de 09 a 15 de novembro, através da seção Aluno no site www.ufpi.br.

Serão selecionados 555 alunos entre os cinco campi da UFPI, sendo: 400 em Teresina (distribuídos proporcionalmente entre as seis unidades de ensino), 60 em Parnaíba, 60 em Picos, 20 em Bom Jesus e 15 em Floriano. O estudante somente poderá fiscalizar na cidade em cujo campus está matriculado. Serão selecionados os alunos com melhor Índice de Rendimento Acadêmico. O resultado da seleção será publicado até o dia 18 deste mês. Os selecionados deverão comparecer à Secretaria do Campus (alunos do interior) ou à Diretoria de Administração Acadêmica - DAA (alunos de Teresina) para receberem uma senha com a qual deverão se cadastrar no período de 19 a 25 de novembro no site www.ufpi.br/copefis.


Os critérios exigidos para inscrição dos estudantes são os seguintes:

a) Ter cursado, no mínimo, 15 disciplinas com aproveitamento (exceção para o campus de Floriano)
b) Não ter parentes (pais, irmãos, filhos, avós, netos ou cônjuge) concorrendo às vagas do PSIU 2009;
c) Estar matriculado regularmente no segundo semestre de 2009.

Os servidores interessados deverão imprimir o requerimento, preencher e entregar na Secretaria do Campus (para quem for fiscalizar no interior) ou na Copese (para quem for fiscalizar em Teresina), no período de 09 a 13 de novembro, no horário normal de expediente. No ato, será entregue uma senha com a qual o servidor deverá efetuar o seu cadastramento on-line no link: www.ufpi.br/copefis até o dia 15 de novembro. A Copese adverte que a senha é pessoal e instransferível e será cancelada se não for utilizada até o prazo final para cadastramento.


Os critérios exigidos para inscrição dos servidores são os seguintes:
a) Não ter parentes (pais, irmãos, filhos, avós, netos ou cônjuge) concorrendo às vagas do PSIU 2009;
b) Ter concluído o Ensino Médio.

Aproveitem aqueles que são habilitados. Uma grana a mais...


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

I ENCONTRO PROCAD do Mestrado de Ética e Epistemologia



Nos dias 9, 10 e 11 de novembro pela organização do Prof. Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca(UFPI/MEE), numa realização CAPES/ PROCAD-NF-UERJ-PUCRS:"Convergências entre a filosofia analítica e a hermenêutica". O evento faz parte das atividaddes do PROCAD-NF UFPI-UERJ-PUCRS, que tem como objetivo a constituição de um grupo de pesquisas cujo princípio de coesão é metodológico e não temático, ou seja, o foco da discussão não é primariamente os temas específicos de pesquisa de cada pesquisador individual, sejam eles prioritárias ou exclusivamente inscritos nas tradições analíticas e hermenêuticas, e sim o estabelecimento, através de fóruns apropriados de discussão, de uma perspectiva metodológica conciliatória.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 9 de novembro
SALA CAMILO FILHO
10h
ABERTURA: Prof. Dr. José Ségio D. da Fonseca(Coordenador do PROCAD-NF-UFPI-UERJ-PUCRS) e Prof. Dr. Helder B. A. de Carvalho (Coordenador do MEE)
10:30-11:30h
PALESTRA:"Paradoxos da irracionalidade" -
Prof. Drª Maria Cristina Sparano(UFPI)
14-17h
MINI-CURSO:"Hermenêutica e filosofia das ciências naturais"-
Prof. Dr. Antônio Augusto Videira (UERJ)
17-18h
PALESTRA:"Semântica informacional e representação"-
Prof. Drª Karla Chediak (UERJ)

Dia 10 de novembro
SALA DE VÍDEO 2
9-10h
Palestra:"A ética do cuidado de si". Um diálogo entre Sêneca e Shopenhauer-
Prof. Dr. Luizir de Oliveira (UFPI)
10-11h
PALESTRA: "Confiabilidadde, coerência e metacoerência"-
Prof. Dr. Emerson Valcarenghi (UFPI)
11-12h
PALESTRA:" A teoria das virtudes em Platão"-
Prof. Drª Zoraida Maria Lopes Feitosa (UFPI)
17-18h
PALESTRA: Wittgenstein sobre certeza, regras e normas"-
Prof. Dr.Roberto Pich(PUCRS)
SALA DO MEE (314)
14-17h
MINI-CURSO:"Hermenêutica e filosofia das ciências naturais"-
Prof. Dr. Antônio Augusto Videira (UERJ)
18-19h
REUNIÃO INTERNA DO PROCAD NF-UFPI-UERJ-PUCRS

DIA 11 de novembro
SALA DE VÍDEO 1
9-10h
PALESTRA:"Sartre, Merleau- Ponty e a Fenomenologia na França"-
Prof. Dr. Luciano D. da Silva (UFPI)
10-
11h
PALESTRA:"Os
limites internos da Hermêneutica dos artefatos"- Prof. Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca(UFPI)
11-12h
PALESTRA:" Responsabilidade como princípio e virtude: notas exploratórias a partir de Hans Jonas e Alasdair MacIntyre"-
Prof. Dr. Helder B. A. de Carvalho (UFPI)
SALA DO MEE (314)
14-17h
MINI-CURSO:"Hermenêutica e filosofia das ciências naturais"-
Prof. Dr. Antônio Augusato Videira (UERJ).

Alguns professores irão liberar os alunos para palestras e mini-curso.
Como nem todos os alunos estam participando alguns professores concederão faltas justificadas para participação nas atividades.


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Reeutilização da pracinha de filosofia


Aconteceu galera e foi ontem na pracinha de filosofia a primeira de muitas intervenções. O "protesto" é em favor da reeutilização dos espaços dentro da universidade além do Noé Mendes. Existem inúmeros espaços para a realização de atividades desativados, o anfiteatro do CCE, a Desilusão no CCHL, só para citar.

Perdeu quem não foi...
Foi sucesso total!
Aguardem as próximas edições!

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Filósofos e a educação - Kant" (Lenise Moura Fé)

Atentai-vos, atentados:

Dia 07/11 (sábado) às 10:00hrs na sala de mestrado haverá uma apresentação de Lenise Moura Fé de Oliveira (Aluna do PET Filosofia) em prol de complemento de carga horária da disciplina Teoria do Conhecimento I (Profª Drª Maria Cristina), onde será exposto "Filósofos e a educação - Kant".

Compareçam, haverá frequência p/ os alunos da disciplina.
Aberto a todos os interessados...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

I ENCONTRO DE TANATOLOGIA DO PIAUÍ


" UMA VISÃO POLIOCULAR DA MORTE"
Importante discussão sobre a morte, analisada na perspectiva de especialistas e estudiosos. Abaixo a programação. Programe-se para "encarar a morte".

DIA 5(QUINTA)/11_ 19 HORAS: CONFERÊNCIA DE ABERTURA: Tanatologia: Conceitos, histórias e situação atual.
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES(CCHL)
PROFESSOR: Carlos Henrique de Aragão Neto(Especialista em Tanatologia)

DIA 6(SEXTA)/11_9 HORAS: Mesa Redonda:"Uma visão Poliocular sobre a Morte".
Prof. Dr. Luizir de Oliveira(DEFI-UFPI); Prof. Dr. Robson Rogério Cruz(DCIES-UFPI); Prof. Ms. Assis dos Santos Rocha
COORDENAÇÃO: Prof.Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior(DCIES-UFPI)
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES(CCHL)
15 HORAS: Mesa Redonda: "Formação em Tanatologia"
Prof. Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior(DCIES-UFPI); Prof. Dra. Lúcia Cristina dos Santos Rosa; Prof. Esp. Patrícia Carvalho Moreira
COORDENAÇÃO: Profª. Ms. Zita Alves Vilar
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES(CCHL)
18 HORAS: Tela Sociológica Mostra:"Luzes Na Morte"
FILME: A Partida, de Yojiro Takita
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES(CCHL)

DIA 7(SÁBADO)/11_9 HORAS: Mesa Redonda: "Subjetividade e Luto: Abraçando a vida".
Profª. Ms. Zita Alves Vilar; Lilian Veloso Martins; Profª. Dr. Shara Jane Holanda Costa Adad(CCE-UFPI)
COORDENAÇÃO: Prof. Carlos Henrique de Aragão Neto
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES(CCHL)
OFICINAS: DIA 5(QUINTA)/11_ das 8 às 12 horas
SUICÍDIO E LUTO
MINISTRANTE: Prof. Carlos Henrique de Aragão Neto
Nº MÁXIMO DE PARTICIPANTES: 25
LOCAL: Sala do CCHL(UFPI)
INSCRIÇÕES PARA AS OFICINAS: Departamento de Ciências Sociais (CCHL-UFPI)
CONTATOS: 3215-5780/3215-5781

REALIZAÇÃO:
-Projeto Cajuína Sociológica (DCIES-UFPI)
-Mestrado em Políticas públicas (UFPI)
-Instituto Antrophos de Ensino e Pesquisa
-Fundação Amo Você

(Imagem: Barca de Caronte; José Benlliure)

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


Excepcionalmente nessa quinta-feira/05 de novembro, vai haver "Culto a Baco", nos arredores do CCHL... Vamos aguardar... Vai rolar: "microfone aberto" onde quem deseja poderá cantar, recitar, declamar, chorar, sorrir, contar piada, stand-up, qualquer coisa...

Certo?
Ok!
Combinado.
Arredores do CCHL às 19:00 hrs.






(Imagem: Baco, Caravaggio)

Acabamos de encerrar nossa primeira reunião de planejamento.
Muitas idéias...
AGUARDEM a programação...