Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cinema. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Retomado as exibições do CINE PET, 2011.2


As rodadas de cinema do CINE PET prometem novas exibições para o período de 2011.2. Confira a programação:

12/10 – O senhor das moscas

19/10 – Weekend à francesa

02/09 - Morangos Silvestres

16/09 – Admirável mundo novo

30/09 – O show de Truman

21/10 - Amistad

04/10 – (a definir)


As salas de exibição estão ainda por se definir, para mais informações:

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cine Clube Olho Mágico- Ciclo Documentários


Apresentando um novo ciclo temático o Cine Clube Olho Mágico, traz a realidade ficcional dos documentários, eles que são uma forma de retratar uma realidade tida como distante ou fora do comum com uma abordagem didática de forma que o estranhamemnto é apenas inicial, dando logo um sentimento empático ao telespectador. Nesta sexta (29/10) será exibido o doc alemão Camelos também choram(Geschichte vom weinenden Kamel, Die, 2003).

Primavera no deserto de Gobi, Sul da Mongólia. Uma família de pastores nômades assiste ao
nascimento de uma manada de filhotes de camelo. Uma das camelas tem grande dificuldade
no parto, mas com a ajuda da família, dá a luz a um raro filhote albino. Apesar dos esforços
dos pastores, a mãe rejeita o filhote recém-nascido, recusando-se, friamente, a amamentá-
lo e a lhe dar o amor materno. Quando todas as esperanças para o pequeno filhote parecem
ter desaparecido, os nômades enviam dois jovens em uma jornada através do deserto em
busca de um músico... finalmente, o violinista chega ao acampamento e segue-se um belo e
comovente ritual. O som de um violino arcaico, cujas cordas são feita de crina de cavalo, e o
canto melódico de uma das mulheres do local, mexem com o coração da mamãe-camela.
Quando seu filhote é, novamente, levado a ela, ela chora e, finalmente, aceita-o, dando-lhe
o leite que precisa para sobreviver.
[fonte: Europa Filmes
]


Para saber mais sobre a continuação do ciclo visite a página do blog do Cine Clube Olho Mágico

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Cine Olho Mágico- Final do Ciclo Cinema e Pintura


Hoje encerra o Ciclo Cinema e Pintura, que apresentou 4 filmes, sempre às sextas-feiras, com a temática biográfica de grandes nomes da pintura ocidental. O título a ser exibido nesta sexta é Modigliani, famoso pintor italiano que é reconhecido por suas obras representarem figuras mascaradas e alongadas, não tendo encaixado-se em nenhum estilo da época, como cubismo e muitos outros, sua obra apresenta-se como autônoma.
A trama é sobre a vida de Modigliani, o pintor e escultor do inicio do século XX, que gira em torno da relação do pintor com a esposa e a tentativa dela para que ele venda os seus quadros, se dedique à família e abandone a espiral de destruição em que se encontra. Viciado em droga e alcoólico convicto, Modigliani desde cedo demonstrou queda para a arte. No filme, o pintor dialoga constantemente com o seu ser, quando criança.

LOCAL: Auditório da ADUFPI
HORÁRIO: 19H

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

CAFÉ/CHÁ FILOSÓFICO DO CAFIL


O Centro Acadêmico de Filosofia, apresenta nesta quinta feira(23/09) durante toda a tarde uma série de atividades, que tem por objetivo desenvolver a interação e a conversação entres os alunos.
O tema escolhido é OPRESSÃO.

PROGRAMAÇÃO:
DIA 23/09 (quinta)
15h
Exibição de filme/curta: A História das Coisas
16h
Café/Chá Filosófico: Refletindo sobre a atualidade
Conferencista: Prof. Dr. Luizir de Oliveira
LOCAL: Sala de VideoII- Newton Lopes.
ATIVIDADE CULTURAL:
18h
BANDAS:
Estação Gandaia
Ajuntamento Mar e Som
LOCAL: Anfiteatro CCE

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CINE PET: O NOME DA ROSA


O Cine PET desta semana apresenta a adaptação cinematográfica da obra de Umberto Eco, O Nome da Rosa, estrelada por Sean Connery e dirigida por Jean-Jacques Annaud. O petiano Marcio Moraes é o responsável pela exibição que sempre ao final tem a discussão sobre os temas filosóficos presente nas produções cinematográficas.
SINOPSE: Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incubido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

A sessão acontece nesta quinta (23/09) às 10h na Sala de Video I do CCHL.
Boa sessão!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cine PET nesta sexta


O filme que estava programado para ser exibido na sexta passada teve sua exibição adiada para esta sexta (03/09). O filme continua sendo o mesmo, Equilibrium de Kurt Wimmer, com a análise filosófica do aluno João Batista Farias Junior. Quem pensou ter perdido a sessão poderá se programar para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos do PET Filosofia, que relacionam cinema e filosofia. Boa sessão!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cine Olho Mágico: Ciclo mulheres


Desenvolvendo suas tividades o COM (Cine Olho Mágico) promove ciclo temáticos e nesta sexta será iniciado o ciclo mulher, com a exibição do filme Terra Fria (2005/Niki Caro). O filme retrata a luta de uma mulher por melhorias em seu trabalho, uma mina de ferro, tendo que enfrentar problemas como machismo e assédio sexual. Baseados em uma história real o filme é uma ótima opção para um início de noite. Lembrando que as sessões acontecem às 19hrs no auditório da ADUFPI.

CINE PET nesta sexta!


Nesta sexta (20/08/2010) na sala de video 2 do CCHL às 18:00hrs será exibido o filme Equilibrium do diretor Kurt Wimmer. O petiano João Batista Farias Júnior será responsável pela exibição do filme e pela posterior discussão a respeito do mesmo e de questões filosóficas presentes em Equilibrium.

Sinopse:

Nos primeiros anos do século XXI aconteceu a 3ª Guerra Mundial. Aqueles que sobreviveram sabiam que a humanidade jamais poderia sobreviver a uma 4ª guerra e que a natureza volátil dos humanos não podia mais ser exposta. Então uma ramificação da lei foi criada, o Clero Grammaton, cuja única tarefa é procurar e erradicar a real fonte de crueldade entre os humanos: a capacidade de sentir, pois há a crença de que as emoções foram culpadas pelos fracassos das sociedades do passado. Desta forma existe um estado tolitário, a Libria, que é comandado pelo "Pai" (Sean Pertwee), que só aparece através de telões. Foi decretado que os cidadãos devem tomar diariamente Prozium, uma droga que nivela o nível emocional. As formas de expressão criativa estão contra a lei, sendo que ao violar qualquer regulamento a não-obediência é punida com a pena de morte. John Preston (Christian Bale) é um Grammaton, um oficial da elite da lei, que caça e pune os "ofensores", além de ter poder para mandar destruir qualquer obra de arte. Um dia, acidentalmente, Preston não toma o Prozium. Pela primeira vez ele sente emoções e começa a fazer questionamentos sobre a ordem dominante.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CINE PET: PERSÉPOLIS


O PET Filosofia e GDE em cinema e filosofia apresentam:
Liberdade e facticidade: uma apreciação do filme Persépolis a partir da filosofia de Sartre.
O filme tratada da vida de uma jovem iraniana, que aos oito anos sonhava em ser uma profetisa do futuro mpara salvar o mundo, e se vê envolta das transformações sociais e políticas de seu país juntamente com as suas própias.

DIA: 06/08/10 (sexta- feira)
LOCAL: SALA DE VIDEO II
horário: 14h

quinta-feira, 22 de abril de 2010

GRUPO DE CINEMA NO PET



Os alunos que integram o PET Filosofia estam formando um grupo de discursão sobre o cinema e sua perspectiva filosófica e convidam os interessados a participarem. O grupo terá início dia 30 de abril (sexta-feira), às 14h. Contato pelo email: gdcinemaefilosofia@hotmail.com. Para as inscrições é necessário: nome completo, curso e período. Até o dia 28/04 (quarta).

quinta-feira, 15 de abril de 2010

CINEMA DE QUINTA NA ADUFPI


A partir da próxima quinta-feira(15/Abril) teremos em funcionamento na sede da ADUFPI o Cineclube Olho Mágico. Uma criação de Adriana Galvão (ex-professora da UFPI e atual mestranda em História-UFPI), o Cineclube estará sediado na ADUFPI, passando as suas atividades a compor a agenda da entidade. A iniciativa faz parte do esforço de oferecermos aos/às docentes. Programação cultural de qualidade e alternativa ao circuito comercial da cidade. As exibições serão sempre às quintas-feiras, às 19 horas, estreando no próximo dia 15/04. Priorizarão o cinema de arte, podendo também contemplar interesses gerais manifestos.

Se você gosta muito de cinema, venha fazer parte do Cineclube desde já. Se gosta pouco, dê-se esta oportunidade que, certamente, você será conquistado/a pela sétima arte. Dê asas a seu Olho Mágico!
Contamos com a sua presença.