Mostrando postagens com marcador alunos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alunos. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Eleições CAFIL 2010/2011


Nos dias 23 e 24 (terça e quarta-feira) serão realizadas as eleições para a nova gestão CAFIL 2010/2011. Abertura da urna acontece a partir das 09h na Praça de Filosofia-CCHL. O pleito é disputado por uma única chapa: Agir pelo logos da Filosofia. Entre uma aula e outra, antes do almoço ou da ida para casa procure seu nome na lista de matriculados e vote!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONEUFPI- PROGRAMAÇÃO


Esta é a programação oferecida pelo Diretório Central dos Estudantes( DCE)- UFPI. Para quem não acompanhou as discussões, mesas e GDs saiba o que aconteceu e o que ainda está por vir, programe-se e compareça a esta deliberação estudantil. Fale, opine, mostre suas ideias!

Dia 16 de novembro (terça-feira)*:
08h- Início da entrega de crachá dos delegados e observadores
09h- Plenária inicial leitura do regimento e informes.
10h- Mesa de abertura-UFPI: Vista por dentro
PARTICIPANTES: ADUFPI, UFPI, SINTUFPI, DCE.
14h- Mesa I- Ciência e tecnologia.
PARTICIPANTES: APG, PRO-REITORIA DE PESQUISA, PETS, PRO-REITORIA DE EXTENSÃO, IFPI.
16h- GDs- Grupos de Discussões.
18h- Mesa II- Segurança e estrutura.
PARTICIPANTES: SEGURANÇA DA UFPI, Prof. Helder, Profª. Iosânia Lima, PRO-REITOR DE ENSINO, PREFEITURA UNIVERSITÁRIA.
20h- GDs
* Todas atividades de hoje acontecem no Auditório Afonso Sena-CCN

Dia 17 de novembro (quarta-feira)*:
09h- Mesa III- Assistência estudantil.
PARTICIPANTES: PRAEC, BOLSISTAS, COORD. PIBIC, COORD. DE MONITORIA.
10:30h- GDs
14h- Mesa IV- Arte e inclusão social
PARTICIPANTES: C.A. DE ARTES, Profª. Lucineide Morais(UFPI), ASS. DOS CEGOS, COISA DE NÊGO, MATIZES,Profª. Cecília Maria.
16h- GDs
18h- Mesa V- Transporte público
LOCAL: ROSA DOS VENTOS
PARTICIPANTES: SETUT, STRANS, SINTETRO, FAMEPI, CCA, SEC. DE TRANSPORTES, PREFEITURA DE TERESINA.
20h- GDs
* Todas atividades de hoje acontecem no Auditório do CCE.

Dia 18 de novembro (quinta-feira):
09h- Mesa VI- Movimento estudantil
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES
PARTICIPANTES: DCE- TERESINA, DCE- PICOS, DCE- BOM JESUS, DCE- FLORIANO, DCE- PARNAÍBA.
10h- GDs
OBS: ÀS 11:30h ENTREGA DAS REINVIDICAÇÕES AO REITOR COM ATO NA REITORIA E LOGO EM SEGUIDA ATO DE PARALIZAÇÃO DOS ÔNIBUS NO BALÃO CCE.
15h- Plenária final
LOCAL: DCE/UFPI
18h- Atividade cultural

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mini curso de Filosofia e Literatura francesa

Nesta sexta, 22 de outubro irá acontecer um mini curso relacionando Filosofia e Literatura ministrado pelo professor Alcione Correa. Os livros a serem usados serão: Cândido ou o Otimismo de Voltaire e Discursos Metafísicos de Gottfried Leibniz. As inscrições acontecem no CAFIL no valor de R$ 3 para a aquisição de certificado.

Assembléia Geral


Atenção todos os alunos será realizado dia 21/10 (quinta-feira) uma assembléia geral que tem como pauta:
  • Informes
  • Eleição gestão 2010/2011
  • Retirada da comissão eleitoral
A reunião acontece às 15:30, é muito importante a participação dos alunos no informes a respeito das atividades desenvolvidas pelo atual gestão e o seu fim, com o início do processo eleitoral com a formação da comissão, prestação de contas.
Fiquem atentos ao local escolhido para a realização da assembléia!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

XIX Seminário de Iniciação Científica da UFPI


Acontece entre os dias 20 e 22 de outubro o XIX Seminário de Iniciação Científica e II Seminário em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que visa a avaliação e exposição dos trabalhos feitos pelos alunos participantes dos programas de incentivo à pesquisa PIBIC, PIBIC-AF, PIBITI e ICV da UFPI. Os trabalhos correspondem o período de um ano 2009-2010.

Serão apresentados 205 trabalhos do Programa ICV, 320 PIBIC, 24 PIBIC-AF e 10 PIBITI, perfazendo um total de 559 trabalhos, estes trabalhos concorrerão ao Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2010. A premiação consiste em passagem área e taxa de inscrição para permitir a participação do primeiro colocado de cada grande área de conhecimento da Iniciação Científica e do PIBITI na Jornada de Iniciação Científica da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2011.

As exposições são no espaço Rosa-dos-Ventos, próximo à biblioteca.
Horário: 08:30 às 12:00h
Anexo da programação com horário e lista de apresentação:
DIA 21 e 22*

* não foram divulgados pela UFPI todos os dias de apresentações pelo site, se rendam à surpresae confiram as apresntações!


quarta-feira, 13 de outubro de 2010

II ENCONTRO DO PROCAD DO MEE


II ENCONTRO PROCAD DO MEE
13, 14 e 15 de outubro de 2010

Organização
: Prof. Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca (Coordenador do Procad-NF UFPI-UERJ-PUCRS)

Realização:
CAPES/PROCAD-NF UFPI/UERJ/PUCRS: “Convergências entre a filosofia analítica e a hermenêutica”


O evento é parte das atividades do PROCAD-NF UFPI-UERJ-PUCRS, que tem como objetivo a constituição de um grupo de pesquisas cujo princípio de coesão é metodológico e não temático, ou seja, o foco da discussão não é primariamente os temas específicos de pesquisa de cada pesquisador individual, sejam eles prioritária ou exclusivamente inscritos nas tradições analítica ou hermenêutica, e sim o estabelecimento, através de fóruns apropriados de discussão, de uma perspectiva metodológica conciliatória.

PROGRAMAÇÃO
DIA 13/10 (quarta-feira)
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO- Sala 7
8h e 30min ABERTURA: Prof. Dr. José Sérgio D. da Fonseca (Coordenador do PROCAD-NF UFPI-UERJ-PUCRS) e Prof. Dr. Gerson Albuquerque (Coordenador do MEE) 9h-12h MINI-CURSO: "Thomas Reid sobre a percepção e os princípios do senso comum" - Dr. Roberto Pich (PUCRS)

DIA 14/10 (quinta-feira)
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO- Sala 7
9h-12h
MINI-CURSO: "Thomas Reid sobre a percepção e os princípios do senso comum" - Dr. Roberto Pich (PUCRS)
SALA DE AULA DO MEE (314)
14h-14h40min PALESTRA: "Aspectos lógicos e psicanalíticos da irracionalidade" - Profª Drª. Maria Cristina Sparano (UFPI)
14h50min-15h30min PALESTRA: “Em que medida o fracasso do método científico na física do século XIX contribuiria para o uso da história da ciência na constituição d a sua cientificidade?” Prof. Dr. Antonio Augusto Videira
15h30min-16h
INTERVALO
16h-16h40min
PALESTRA: “Comentários sobre um Argumento Pró-infalibilismo em Justificação Doxástica” - Prof. Dr. Emerson Valcarenghi (UFPI) 16h50min-17h30min
PALESTRA: Prof. Dr. Nythamar de Oliveira (título a confirmar)

DIA 15/10 (sexta-feira)
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO- Sala 7
9h-12h MINI-CURSO: "Thomas Reid sobre a percepção e os princípios do senso comum" – PROF. Dr. Roberto Pich (PUCRS)
SALA DE AULA DO MEE (314)
14h-14h40min PALESTRA: “Sobre o cuidado de si: Schopenhauer e a tradição estóica” - Prof. Dr. Luizir de Oliveira (UFPI)
14h50min-15h30min PALESTRA: "Em torno de uma teoria da verdade hermenêutico-pragmática na ética das virtudes" Prof. Dr. Helder B. A. de Carvalho (UFPI)
15h30min-16h
INTERVALO
16h-16h40min
PALESTRA: "Causalidade e determinismo na Filosofia de Karl Popper" - Prof. Dr. Gérson Albuquerque
16h50min-17h30min
PALESTRA: "Teoria crítica: o que significa emancipação hoje?" – Prof. Dr. Jorge Lubenow
18h-19h REUNIÃO INTERNA DO PROCAD NF UFPI-UERJ-PUCRS.

Inscrições para o PET Filosofia


Estão abertas as incrições para o ingresso de novos alunos no PET Filosofia. As inscrições no processo seletivo serão realizadas na Coordenação do Curso de Filosofia, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), no período de 13 a 15 de outubro de 2010, no horário das 08h00 às 11h30min e das 14h00 às 17h30min.

O PET é um Programa acadêmico direcionado a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, que se organizam em grupos, recebendo orientação acadêmica de professores-tutores.

http://www.ufpi.br/arquivos/File/EditalSelecaoPET-Filosofia_8.10.pdf

CARTAZ ENEFIL 2011


Foi apresentado semana passada o cartaz de chamada para o XXVII ENEFIL, que acontecerá na UFF Gragoatá em Niterói. O cartaz mantem a espectativa de reunião/festa filosófica. Quem é que vai conferir de perto?

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

IV Semana Filosófica do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí


A IV SEMANA FILOSÓFICA traz à tona a importante discussão sobre os Direitos Humanos. A Constituição Brasileira assegura a cada cidadão a igualdade perante a Lei, fundamentada naquela dignidade humana da qual participa toda pessoa, independentemente da raça, cor, sexo ou religião. Durante a semana, serão discutidas as questões seguintes: É possível encontrar uma fundamentação filosófica para os Direitos Humanos? Qual a relação entre Direitos Humanos, Ética e Estado? Direitos Humanos são inerentes à pessoa ou são frutos de um consenso social? Como anada o reconhecimento dos Direitos Humanos no Brasil? O ICESPI oferece a IV SEMANA FILOSÓFICA como um momento privilegiado de formação, informação e discussão sobre o tema e abre vagas para todos os estudantes, profissionais, políticos, juristas e pessoas interessadas no assunto. No final, será oferecido um certificado de participação para o inscritos. Faça o quanto antes sua inscrição, pois as vagas são limitadas!

A semana acontece entre os dias 25 e 29 de outubro, a partir das 19h, no auditório do Colégio Diocesano- Praça Saraiva
As inscrições acontecem:
  • na secretaria do ICESPI- (Rod. Palmerais, PI 130 - Km 8)
Tel: (86) 3211-7726
  • Na livraria Nova Aliança- ( Rua Olavo Bilac, 1258- Centro)
Tel: (86) 3221-6793

TAXA DE INSCRIÇÃO: INTEIRA R$ 20,00/ ESTUDANTE: R$ 10,00

Mais informações: http://www.icespifilosofia.blogspot.com/

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

IMPORTANTE: FERIADO ANTECIPADO!


A UFPI divulgou a antecipação do feriado do dia do professor (15/10) para esta segunda (11/10). Você pode agora esticar o final de semana e prolongar a viagem, ou então terminar o relatório ou texto filosófico. Enfim, aproveite bem seu tempo livre!

Bom Feriado a todos!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Rádio Filó


O PET Filosofia desenvolve um projeto de rádio onde são realizadas entrevistas, discussões a cerca da Filosofia e de seu ensino. A Rádio Filó, como é chamada, recentemente realizou uma entrevista com os professores Dr. Jorge Adriano Lubenow e Dra. Zoraida Maria Lopes Feitosa a respeito do programa de educação superior à distância (EAD) desenvolvido pela UFPI.
Com produção/locução: André Henrique Mendes Viana de Oliveira e Francisco Edson da Silva Damascena.

Link dea entrevista: http://www.ufpi.br/petfilosofia/index/pagina/id/3624

Fonte: http://www.ufpi.br/petfilosofia/materias/index/mostrar/id/3062

Leia Comunidade Acadêmica: isso é com você!


Na década de 60, participar do movimento estudantil era, acima de tudo, correr riscos. Risco de perder a vida, perder a esperança, e, especialmente, perder a liberdade. Em uma época em que jovens morriam lutando mpor seus ideais, a união de estudantes era o caminho encontrado por muitos para dar força a suas ideias e reivindicar uma sociedade mais justa e igualitária. Hoje, com as muanças no cenário político-econômico nacional, muito do ideais originais do movimento estudantil se perderam e a maioria dos estudantes parece "aprisionada" dentro de um sistema que não prioriza o coletivo. Porém, jovens considerados por muitos como obstinados e idealistas se sobrepõem às dificuldades e continuam lutando, mostrando que a história do movimento estudantil está ligada, sobretudo, à resistência à criação de uma sociedade individualista. Muito além do compromisso social que é dever de todos, o movimento estudantil ainda aquece discussões permitindo que o jovem amadureça suas ideias e as compartilhe, o que possibilita o desenvolvimento de uma consciência política muito importante para o país. Em meio a tantas discussões, muitas vezes é difícil conciliar os estudos com as atividades do movimento. Porém, o anseio de reunir cada vez mais estudantes na luta por uma causa, conscientizando-os do papel fundamental que exercem para a construção de uma sociedade melhor é a principal motivação de ambos os jovens. Nos últimos anos o movimento estudantil vem sofrendo perseguições de parte de universidades e de professores; campanhas para os estudantes que estão ingressando nas IES , que C.A e movimento estudantil é coisa de gente que não tem o que fazer, baderneiros, loucos, e só se organizam para ser do contra; além de campanhas na mídia; reproduzindo o senso comum de que movimento estudantil é uma fanfarronice, que todo CA e DCE do mundo só existe maconheiro barbudo que não quer saber de nada, que discutir é legal desde que não mude a estrutura da sociedade. TENTAM NOS AMORDAÇAR, para pararmos de lutar e deixar fazerem das nossas universidades e sociedade o quintal de suas casas, para impalntar ideias antidemocráticas para fazerem o que lhes derem na "telha". Usam de manipulação suja, e tentam intimidar diminuindo nota, com calúnias, difamações, opressão de todas as formas. Se acham donos do poder e ainda dizem que somos passageiros. Estas atitudes demonstram não apenas ataques aos direitos dos estudantes, mas sim uma perseguição políticae coerção a uma centro acadêmico que diante da letargia social, mostra-se disposto a enfrentar criticamente posições aparentemente consolidadas. Não podemos aceitar a violação à autonomia do espaço, conquistado historicamente pelos estudantes, que é o Centro Acadêmico. Somos contra a crimilização dos estudantes por parte dos setores universitários e da grande mídia, que ao construírem um estereótipo daqueles, cultivam um preconceito por parte da sociedade contra qualquer tipo de mobilização que subverta a ordem. Devemos nos focar em uma crítica à ideologia no campo da cultura, da sociedade e da consciência. O primeiro passo é no campo da consciência. Há uma relação constante entre poder e saber, pois quem sabe pouco, pode menos. Como diria uma grafite em um muro qualquer: "quem acorda busca a verdade, quem luta a liberdade". Lutar meu amigo, alguém o pode fazer por você, mas e acordar? Quem é que vai?

CAFAR- Centro Acadêmico de Farmácia-UFPI
Apoio: CAFIL

6ª Defesa de mestrado do MEE


Resultado da competência e desenvolvimento de estudantes e professores, o Mestrado em Ética e Epistemologia apresenta a sua 6ª defesa através do mestrando Alex Myller Duarte Lima que apresenta o trabalho entitulado "Justiça em Nancy Fraser". Acontece dia 1º (primeiro) de outubro na Sala de Video Newton Lopes apartir das 9 h.

A banca examinadora será composta pelos professores Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca (UFPI), Dra. Maria Clara Marques Dias (UFRJ) e Dr. Luizir de Oliveira (UFPI).

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

ENEFIL 2011: ENVIE SEUS TRABALHOS!


Está sendo divulgado no blog do ENEFIL 2011, as normas e formas que devem obedecer os trabalhos a serem enviados para o evento. O tema para os trabalhos é sobre filosofia, ensino de filosofia ou educação. Os trabalhos serão analisados por uma Comissão Científica e devidamente organizados em datas e salas. Produza e carrimbe sua ida ao XXVI Encontro Nacional dos Estudantes de Filosofia.

Link do post no blog: http://enefilrio2011.blogspot.com/p/envio-de-trabalhos.html

terça-feira, 21 de setembro de 2010

CINE PET: O NOME DA ROSA


O Cine PET desta semana apresenta a adaptação cinematográfica da obra de Umberto Eco, O Nome da Rosa, estrelada por Sean Connery e dirigida por Jean-Jacques Annaud. O petiano Marcio Moraes é o responsável pela exibição que sempre ao final tem a discussão sobre os temas filosóficos presente nas produções cinematográficas.
SINOPSE: Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos. O mosteiro guarda uma imensa biblioteca, onde poucos monges tem acesso às publicações sacras e profanas. A chegada de um monge franciscano (Sean Conery), incubido de investigar os casos, irá mostrar o verdadeiro motivo dos crimes, resultando na instalação do tribunal da santa inquisição.

A sessão acontece nesta quinta (23/09) às 10h na Sala de Video I do CCHL.
Boa sessão!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

5ª DEFESA DE MESTRADO DO MEE


Mostrando frequente atividade e resultado dela, será realizada a 5° defesa de dissertação do Mestrado em Ética e Epistemologia. O Candidato Paulo César Oliveira Vasconcelos defenderá a tese "UMA PROPOSTA PARA O EMPIRISMO SEM "DADO" A PARTIR DE "EMPIRICISM AND PHILOSOPHY OF MIND" DE WILFRID SELLARS", no dia 24 de setembro, na sala de vídeo Newton Lopes/CCHL, às 10h. A banca examinadora será composta pelos professores: Profª. Drª. Maria Cristina de Távora Sparano - UFPI (Orientadora), Profª. Drª. Sofia Albornoz Stein -UNISINOS RS (Examinadora), Prof. Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca-UFPI (Examinador).

DEBATE COM CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO




Acontecerá dia 28 de setembro (terça-feira) às 14hr no auditório Noé Mendes, um debate entre os oito candidatos ao governo do estado do Piauí. Uma iniciativa do CACS (Centro Acadêmico de Ciências Socias) que visa a interação e possibilidade de interpelação da comunidade acadêmica com os políticos.

O debate terá cinco rodadas sendo a primeira de apresentação das propostas de cada candidato, no segundo e quarto bloco será destinado à platéia que poderá fazer perguntas para os candidatos, ficando o terceiro bloco para as perguntas entre os candidatos e terá duração de 36 minutos. No último bloco os candidatos farão suas considerações finais.

Os oito candidatos ao governo do estado do Piauí, Sílvio Mendes (PSDB), Wilson Martins (PSB), João Vicente Claudino (PTB), Teresa Brito (PV), Geraldo Carvalho (PSTU), Pr. Macedo (PMN), Major Avelar (PSL) e José Romualdo Brasil (PSOL), confirmaram presença no debate.

Não será permitida panfletagem dentro do espaço das dependências onde acontecerá o debate.

sábado, 11 de setembro de 2010

Carteiras de Estudantes que se encontram no CAFIL


Aqui estão a lista de carteiras recém-chegadas e as que ainda não foram buscadas no CAFIL, se você conhece ou é uma das pessoas da lista venha buscar a sua, preferencialmente no turno da TARDE, no centro acadêmico.

1. Caroline Cortês da Silva
2. Daniel Bastos Castro
3. Danyelle Pires Silva de Santana
4. Dário Castelo Branco Santana
5. Francisco Wenderson A. Ribeiro
6. Hercules Guimarães Fernandes
7. Jaime Lima Verde Júnior
8. Janiela Viana da Silva
9. Reijanne Sousa de Araújo
10. Silmara Rarine Mendes dos Santos

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cine PET nesta sexta


O filme que estava programado para ser exibido na sexta passada teve sua exibição adiada para esta sexta (03/09). O filme continua sendo o mesmo, Equilibrium de Kurt Wimmer, com a análise filosófica do aluno João Batista Farias Junior. Quem pensou ter perdido a sessão poderá se programar para acompanhar o trabalho desenvolvido pelos alunos do PET Filosofia, que relacionam cinema e filosofia. Boa sessão!

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Grupo de Estudo


Grupo de Estudo em Ètica Ambiental:
Semanalmente às 3º (terças-feiras)
Sempre às 09 hrs
Local: PET Filosofia
Contato: Edson, Márcio, Sérgio

Grupo de Estudos em Filosofia da Ciência:
Início: 20/08 às 16 hrs
Coodernado pelo professor Gerson Albuquerque
Mais informações: DEFI