domingo, 21 de novembro de 2010

Inscrições XXVII ENEFIL: prazos e preços


Começou no dia 11 de novembro a serem realizadas as inscrições para o XXVII ENEFIL. Organize-se para acompanhar os prazos do valores e economizar!

Inscrições feitas:

de 11/10/2010 à 20/12/2010 - R$ 50,00
de 21/12/2010 à 10/01/2011 – R$ 60,00
de 11/01/2011 até a recepção e credenciamento (16 e 17/01/2011) – R$ 70,00

A inscrição no ENEFIL garantirá o alojamento e a vantagem de alimentação ofertada pelo valor diário de R$ 1,54 (almoço/ janta) no refeitório da Universidade.


OBSERVAÇÃO

Das inscrições:

Para os que não necessitarem do alojamento, o estudante colaborará com a inscrição em metade do valor, seguindo as datas de depósitos. Por exemplo:

  • de 11/10/2010 à 20/12/2010 - R$ 25,00
  • de 21/12/2010 à 10/01/2011 – R$ 30,00
  • de 11/01/2011 até a recepção e credenciamento (16 e 17/01/2011) – R$ 35,00

O pagamento das inscrições do ENEFIL deve ser realizado como depósito "identificado" na seguinte conta.

TITULAR: ARTHUR BISPO DE OLIVEIRA
BANCO DO BRASIL
AGÊNCIA: 0092-2
CONTA: 23.830-9
TITULAR: ARTHUR BISPO DE OLIVEIRA


Para validar sua inscrição, o comprovante de depósito/transferência deverá ser apresentado no ato do credenciamento.

Os participantes do encontro deveram preencher também um formulário de inscrição que está disponível online (no site do evento: www.enefilrio2011.blogspot.com) e nos enviar pelo email: enefilrio2011@gmail.com



terça-feira, 16 de novembro de 2010

PROGRAMAÇÃO – 2ª JORNADA DE PESQUISA DO MEE


Dia 17/11/2010 (quarta-feira)
17-18hs – Credenciamento e Inscrição de Ouvintes (Auditório do CT)
Valor da inscrição: R$3 estudante R$5 professor
18hs – Conferência de Abertura (Auditório CT):
Prof. Dr. André Leclerc (UFC): Verdade, significado e compreensão.

Dia 18/11/2010 (quinta-feira)
8 às 12hs - Sessão de Comunicações 1 (Sala de Vídeo 2)
Moderador: Prof. Drª. Maria Cristina de Távora Sparano
- Maria de Jesus dos Santos: A filosofia da ciência de Thomas Kuhn: interfaces com a epistemologia de W. Orman Quine.
- Daniel Ramos dos Santos: A epistemologia naturalizada e o problema da normatividade.
- Leonardo Bruno Vieira Santos: Engajamento e formas de vida: Taylor e Wittgenstein.
- Robson Ferreira de Sousa: Confiabilismo do agente de John Greco.
- Dayvide Magalhães de Oliveira: Uma discussão sobre a tentativa de refutação de Peter Klein constrói frente ao ceticismo de inspiração cartesiana.
- Luis Fernando Souza: Dretske, Goldman e as alternativas relevantes.
- Marcos Roberto Alves Oliveira: A linguagem interna e externa e seus significados para Ludwig Wittgenstein: „a linguagem nomeia as sensações‟.
8 às 12hs - Sessão de Comunicações 2 (Sala 314 do MEE)
Moderador: Prof. Dr. Luizir de Oliveira
- Alexander Almeida Morais: A crítica de Schopenhauer do fundamento da moral proposta por Kant.
- Antonio Marcos Vaz de Lima: Sujeito moral e político em Arthur Schopenhauer.
- Virna de Barros Nunes Figueiredo: A capacidade de sofrimento de animais não-humanos à luz do pensamento de Arthur Schopenhauer.
- André Wallas da Silva Sousa: Jovem Nietzsche e linguagem.
- Adailson Aragão dos Santos: Uma leitura sobre a filosofia política de Nietzsche.
- José Elielton de Sousa: As alternativas à condição moral moderna segundo Nietzsche e MacIntyre: um confronto entre a „Genealogia da Moral‟ e „Depois da Virtude‟.
12hs – Intervalo para Almoço (Livre)
14 às 17:30hs – Sessão de Comunicações 3 (Sala 314 do MEE)
Moderador: Prof. Dr. José Sérgio da Fonseca
- Claudia Raquel Macedo: Para além de uma determinação ontológica do „Ser do ente‟ ou do ente enquanto tal: interpretação ontológica da „existência‟ como “cura” na ontologia fundamental de Heidegger.
- Gadafy de Matos Zeidam: A terceira margem do rio – uma abordagem Sartreana.
- Francisco das Chagas Silva Reis: As posições entrelaçadas que fazem parte de Sartre um proponente cartesiano.
- Edinalva Melo Fontenele: Lolita e a redescrição da pequena crueldade.
14 às 17:30hs – Sessão de Comunicações 4 (Sala Camilo Filho)
Moderador: Prof. Dr. Jorge Adriano Lubenow
- Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves: Moralidade, tradição e racionalidade em Alasdair MacIntyre.
- Lorena Maria de Moura Santos: A comunidade em Tomás de Aquino e sua interpretação em Alasdair MacIntyre.
- João Caetano Linhares: O lugar do conceito funcional nas éticas teleológicas de Alasdair MacIntyre e Hans Jonas.
- Gilcelene de Brito Ribeiro: A prioridade do justo sobre o bem na ética discursiva de Jürgen Habermas.
- Joedson de Santana de Oliveira: A crítica de Philip Pettit ao conceito de liberdade do liberalismo.
- Ana Paula Rocha Bonfim et al: A crise ética jornalística nos meios de comunicação: o caso Meio Norte.
18hs – Conferência de Encerramento (Auditório CT):
Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida de Paiva Montenegro (UFC): A concepção platônica de Psyché.

CONEUFPI- PROGRAMAÇÃO


Esta é a programação oferecida pelo Diretório Central dos Estudantes( DCE)- UFPI. Para quem não acompanhou as discussões, mesas e GDs saiba o que aconteceu e o que ainda está por vir, programe-se e compareça a esta deliberação estudantil. Fale, opine, mostre suas ideias!

Dia 16 de novembro (terça-feira)*:
08h- Início da entrega de crachá dos delegados e observadores
09h- Plenária inicial leitura do regimento e informes.
10h- Mesa de abertura-UFPI: Vista por dentro
PARTICIPANTES: ADUFPI, UFPI, SINTUFPI, DCE.
14h- Mesa I- Ciência e tecnologia.
PARTICIPANTES: APG, PRO-REITORIA DE PESQUISA, PETS, PRO-REITORIA DE EXTENSÃO, IFPI.
16h- GDs- Grupos de Discussões.
18h- Mesa II- Segurança e estrutura.
PARTICIPANTES: SEGURANÇA DA UFPI, Prof. Helder, Profª. Iosânia Lima, PRO-REITOR DE ENSINO, PREFEITURA UNIVERSITÁRIA.
20h- GDs
* Todas atividades de hoje acontecem no Auditório Afonso Sena-CCN

Dia 17 de novembro (quarta-feira)*:
09h- Mesa III- Assistência estudantil.
PARTICIPANTES: PRAEC, BOLSISTAS, COORD. PIBIC, COORD. DE MONITORIA.
10:30h- GDs
14h- Mesa IV- Arte e inclusão social
PARTICIPANTES: C.A. DE ARTES, Profª. Lucineide Morais(UFPI), ASS. DOS CEGOS, COISA DE NÊGO, MATIZES,Profª. Cecília Maria.
16h- GDs
18h- Mesa V- Transporte público
LOCAL: ROSA DOS VENTOS
PARTICIPANTES: SETUT, STRANS, SINTETRO, FAMEPI, CCA, SEC. DE TRANSPORTES, PREFEITURA DE TERESINA.
20h- GDs
* Todas atividades de hoje acontecem no Auditório do CCE.

Dia 18 de novembro (quinta-feira):
09h- Mesa VI- Movimento estudantil
LOCAL: AUDITÓRIO NOÉ MENDES
PARTICIPANTES: DCE- TERESINA, DCE- PICOS, DCE- BOM JESUS, DCE- FLORIANO, DCE- PARNAÍBA.
10h- GDs
OBS: ÀS 11:30h ENTREGA DAS REINVIDICAÇÕES AO REITOR COM ATO NA REITORIA E LOGO EM SEGUIDA ATO DE PARALIZAÇÃO DOS ÔNIBUS NO BALÃO CCE.
15h- Plenária final
LOCAL: DCE/UFPI
18h- Atividade cultural

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Nº 01 da Pensando-Revista de Filosofia


A PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA (ISSN 2178-843X), periódico on line do Departamento de Filosofia da UFPI, em trabalho conjunto com o Mestrado em Ética e Epistemologia, informa que lançou seu primeiro número na rede internet. Os artigos são de livre acesso para os internautas, sem qualquer cadastro ou pagamento prévio.

A revista tem periodicidade semestral e publica artigos em português, francês, inglês, italiano, espanhol e alemão. O segundo número terá um dossiê Filosofia da Técnica, organizado pelo Prof. Dr. Rossano Pecoraro, pesquisador-associado do MEE. Números futuros incluirão dossiês sobre John Rawls, Habermas, Epistemologia, Filosofia da Ciência, MacIntyre, H. Arendt, dentre outros temas e autores importantes da filosofia.

Os pesquisadores interessados em submeter artigos e resenhas para publicação, devem fazê-lo diretamente no site da revista (clicando no link "cadastro") ou pelo e-mail revista.pensando@gmail.com.


LINK: http://www.ojs.ufpi.br/index.php/pensando

FONTE: http://www.ufpi.br/eticaepistemologia/

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Oficina sobre a Filosofia de Hans Jonas



Será realizado pelo Mestrado de Ética e Epistemologia- MEE, uma oficina sobre as produções filosóficas de Hans Jonas. Quem ministrará a oficina é o Prof. Dr. Wellistony Carvalho Viana.
As inscrições são realizadas na Secretaria do MEE
O valor das inscrições: R$ 3
A oficina acontece nos dias 12 e 13 de novembro (sexta e sábado)
Horário: 14h às 18h e 8h às 12h
Local: Sala 314- CCHL

ELEIÇÕES!


No mês de novembro serão realizadas eleições, para promover deliberações estudantis.

Em primeiro lugar, as eleições para delegados do Congresso de Estudantes da UFPI-CONEUFPI, a eleição serve para a participação de representantes do curso de Filosofia que terão voz e voto nas deliberações do congresso, que discute as ações do Movimento Estudantil na UFPI e do Diretório Central dos Estudantes- DCE. As eleições acontecem dias 10 e 11 de novembro (quarta e quinta-feira). Precisamos da participação dos alunos para validar a participação dos alunos como delegados.

Em segundo lugar, as eleições para a sucessão da atual gestão do CAFIL. As inscrições de chapas ocorrem entre os dias 10 a 12 de novembro, pela manhã- 10h às 12h, pela tarde 14h às 18h, na sede do Centro Acadêmico de Filosofia. Para ser realizada a inscrição é necessário nome da chapa, carta programa, nome e função dos membros e confirmação de matrícula. Para mais informações busque o edital das eleições. As eleições ocorrem dias 23 e 24 de novembro.

sábado, 6 de novembro de 2010

Paulistas reagem às culturas de migrante, por Marina Pastore

“O paulista olha ao seu redor e se vê um estrangeiro em sua própria terra”. Assim começa o manifesto “São Paulo para os paulistas”, que defende a recuperação da cultura do estado frente à suposta desvalorização que estaria sofrendo devido às migrações, em especial de nordestinos. O manifesto foi publicado em forma de petição online no dia 15 de junho e já possui mais de mil assinaturas, vindas de diversos municípios paulistas e mesmo de outros estados brasileiros.

Fabiana Pereira, idealizadora do manifesto, comenta que, “em São Paulo, há um desequilíbrio causado pelo excesso numérico e cultural de um grupo”. Ela se refere aos nordestinos, que vieram sobretudo a partir da década de 60.

Segundo dados do IBGE, um em cada cinco moradores da capital do estado é nordestino. Parece muito, mas no Brasil a proporção é maior: os moradores do Nordeste representam um terço da população brasileira.

O manifesto vem recebendo inúmeras reações de apoiadores e opositores, principalmente em blogs e redes sociais. Uma das demonstrações de repúdio veio de um grupo separatista que também busca a preservação da cultura paulista, o Movimento República de São Paulo (MRSP). Segundo Paulo Roberto da Silva, presidente do movimento, seu projeto passa pelo apoio às tradições do estado, mas não pela restrição a outras identidades. “O Movimento não faria restrições às migrações, pois acreditamos no poder e na dignidade do ser humano, independente de sua procedência. Nossa luta é política e não segregatória”, diz.

Para o professor Anselmo Alfredo, do departamento de Geografia da FFLCH, o manifesto pode ser visto como reação à crise que vivemos. Por alguns, o migrante é demonizado a como personificação de males que o Estado sofre, tais como a carência de serviços públicos, ignorando o papel que ele desempenhou na constituição de São Paulo como pólo industrial a partir de meados do século XX.

De acordo com dados da Receita Federal, o estado de São Paulo gerou cerca de 200 bilhões de impostos no ano de 2009, o que corresponde a 40% da arrecadação do país. Para o Estado, são repassados 25 bilhões, segundo consta no site do Portal da Transparência do Governo Federal.

Dados sobre o PIB paulista e os investimentos federais no estado, que são díspares, podem levar à conclusão equivocada de que o estado se desenvolveu sozinho e sustenta o restante do Brasil, como afirma o manifesto. “Pensar São Paulo como algo isolado da modernização mundial e nacional é um argumento no mínimo enganoso”, diz o professor Alfredo. “Do ponto de vista interno, o maior desenvolvimento das forças produtivas em São Paulo permitiu que as trocas mercantis com outros estados da federação reproduzissem o que ocorria no plano da divisão internacional do trabalho, ou seja, uma relação de trocas desiguais. A resultante disparidade entre os estados é uma das causas da migração que agora busca ser banida, o que é um contra-senso”.

Para Fabiana, a cultura nordestina eclipsa a paulista por ser mais “agressiva”. O comportamento paulista seria mais rígido “no respeito às leis, ao espaço alheio, no método de obter benefícios pelo próprio esforço”; neste contexto, a cultura nordestina teria condições de se impor. Ainda segundo o texto do Manifesto, “a grande maioria dos crimes, violência, fraudes, está relacionada a migrantes”, uma vez que a cultura nordestina é mais propensa à agressividade, “simbolizada no fato de ter como seu grande herói a figura de um ‘cangaceiro’”.

Diversidade Cultural

Para Maria Luiza Marcílio, presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP, estes argumentos não se sustentam: o manifesto revela uma ignorância em relação à nossa história social e cultural, baseada na diversidade. “Esta é uma das maiores qualidades da terra paulista e do Brasil: recebeu sempre, sem preconceitos, todos os recém-chegados, integrando-os inteiramente. Foram e são pessoas de todas as origens, cores, de todos os credos, de todas as ideologias. Esse traço de nossa experiência cultural de solidariedade, de vivo sentido democrático, raro no mundo, deve ser cultivado e valorizado”.

Repercussão legal

A petição afirma que, pela internet, tudo é válido, uma vez que ela é utilizada como instrumento de livre expressão. Mas o fato de os manifestantes declararem que não são racistas e buscarem alternativas constitucionais para restringir as migrações não os livra de possíveis punições legais pelo texto.

“Em primeiro lugar, a Constituição garante liberdade de expressão, mas a condição para exercer esse direito é se identificar, coisa que eles não fazem”, diz Eduardo Ariente, mestre em Direito pela USP. “Parece-me que o que eles estão falando é claramente um manifesto contra nordestinos, o que se enquadra na lei contra o racismo de 1989. O Ministério Público pode instaurar inquérito civil e encaminhar ao Blogspot, onde o site está hospedado, uma solicitação formal para identificar essas pessoas e quem sabe até mover uma ação contra elas. Pode haver uma condenação por danos morais coletivos”, completa.


FONTE: http://www.jornaldocampus.usp.br/