

Muitas vezes num primeiro contato com a vida acadêmica somos surpreendidos por um número enorme de siglas que dominam o vocabulário na universidade. A 'redução' é feita de forma a facilitar a comunicação e por oferecer um rápido reconhecimento visual. Começaremos a por alguns nomes e sobrenomes destas, aproveitando o post do C.A. (Centro Acadêmico da USP). Trataremos de assuntos/eventos nacionais que ocorrem durante o ano. Decifrando:
ABEF: Associação Brasileira dos Estudantes de Filosofia, que têm por objetivos a discussão do ensino tanto na docência quanto na própria universidade, aliando políticas voltadas ao ensino, a pesquisa e a extensão universitárias; através de encontros nacionais que acontecem anualmente em diferentes estados.
COBREFIL: Congresso Brasileiro dos Estudantes de Filosofia. Evento de discussões políticas que acontecem normalmente em julho, os estudantes se reúnem para discutir as questões concernentes aos fins e objetivos da ABEF, atualizar a plataforma política, aprovar moções e eleger a Coordenação Nacional e Conselho Fiscal.
ENEFIL: Encontro Nacional de Estudantes de Filosofia. Evento realizado entre dezembro e fevereiro com o objetivo de exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos em diferentes linhas de pesquisa, no qual há uma interação entre alunos de diferentes instituições, num discurso político e acadêmico.
PNEB: Plenária Nacional de Entidades de Base. Realizada a cada final de evento nacional, tem por base deliberações estatutárias, no debate do regimento interno das diferentes frente/eventos relacionados ao tratamento do ensino de filosofia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário